COMO USAR O TWITTER


Que diabos é twitter?


O twitter, à primeira vista, é uma coisa bem estranha: é uma página que várias pessoas acessam, onde vc pode colocar mensagens de no máximo 140 caracteres.

Quem vai lê-las? Quem decidir "seguir" você, ou seja, quem optar por acompanhar todas as mensagens que vc mandar para o twitter.

A idéia inicial é que seja uma rede aberta, ou seja, que as pessoas sejam livres para se acompanhar umas às outras. Como muita gente tem medo disso hoje em dia, é possível bloquear seu perfil e só deixar te seguirem aqueles que você autorizar.

Eu não faço isso porque não vejo qualquer perigo em deixar minhas mensagens livres. Mas, se você for usar o twitter para mensagens muito pessoais, pode ter essa opção de "proteção" (tanto quanto é possível proteger algo no mundo virtual).

O que as pessoas escrevem lá? De tudo. Quando começou, elas iam contando onde estavam e o que faziam: "Saí para o cabelereiro"/"Ufa! Nada como um cabelo curto de novo"/"Acho que vai chover"/"Alagou tudo por aqui". Mas há muitos usuários que colocam dicas de leitura, indicações de sites, links úteis etc.

Qual a utilidade disso? Boa pergunta. Eu também já tive essa dúvida! Veja várias respostas neste post do meu blog.

E agora chega de perguntas e mãos à obra!!

A primeira coisa é entrar na página inicial do twitter, no http://twitter.com.

Agora coloque este tutorial e o navegador em que está aberto o twitter lado a lado, e vá seguindo os passos ali de baixo. Você vai ver que é fácil e rápido


1. criando sua conta

  1. Clique no botão "Join in"

    twitter

  2. Preencha o seu nome no twitter (o meu, por exemplo, é anaestela) e sua senha. Guarde bem sua senha pois vc precisará dela se quiser depois mudar algo no seu perfil (já explico já, já essa coisa de perfil). Avance

    twitter


  3. Agora preencha seus dados. Veja que, no menu da direita, há dicas e orientações sobre o que funciona bem nesse perfil

    twitter


  4. Na linha da "bio" (veja imagem abaixo), coloque informações que permitam aos outros saberem quem vc é, o que faz, do que gosta. É isso que fará os outros decidirem acompanhar você ou não (também sobre isso falaremos em breve!)

    twitter


  5. Os dados que vc colocar nesse campo "bio" aparecerão desta forma aqui embaixo, quando os outros tweeters (ou tweeps, sei lá... ainda estou aprendendo as gírias) olharem o seu perfil. Por enquanto, não se preocupe em ir olhar o perfil. Vamos terminar de colocar seus dados, OK?

    twitter


  6. Meu amigo Alec Duarte, que foi quem me incentivou a entrar no twitter, diz que é fundamental colocar uma foto ou pelo menos um ícone só seu. A força do twitter tem muito a ver com ser um espaço mais ou menos pessoal. Para colocar sua foto ou uma imagem, clique na aba "picture"

    twitter


  7. Agora clique em "browse" para achar, nas suas pastas, a foto que quer incluir no seu perfil.

    twitter


  8. Clique na aba "notices" para escolher como você quer ficar sabendo que pessoas estão "te seguindo" ou mandaram respostas para você, ou mensagens pessoais.

    twitter


  9. Eu uso estas configurações nesta parte:

    twitter


  10. Outra coisa que você pode alterar, se quiser, é o fundo a sua página de twitter. Pode escolher entre algumas opções do próprio twitter ou colocar uma imagem de que goste:

    twitter


  11. 2. Como seguir os outros

  12. Há várias formas, mas a primeira e mais rápida é clicando em "Find People":

    twitter


  13. Que tal você me seguir? Coloque meu nome na caixa de busca, para que ele me procure no twitter:
    twitter


  14. Clique na minha foto para abrir o meu perfil.

    twitter


  15. No exemplo abaixo, abri o perfil de um colega, o Felipe Caruso, mas, na sua tela, o perfil que vai abrir é o meu, mesmo. Para começar a me seguir, clique no botão "follow", que aparece logo abaixo da minha foto no perfil (logo, logo eu explico o que quer dizer, na prática, "me seguir"):

    twitter


  16. Veja que vai aparecer a mensagem de que vc agora está seguindo aquela pessoa

    twitter


  17. Outra forma de achar alguém para seguir é procurar conhecidos ou pessoas interessantes dentre as que os outros estão seguindo. Por exemplo, vou bisbilhotar quem é que o Felipe Caruso anda seguindo:

    twitter


  18. Na lista dele, eu encontrei o perfil do CQC, que quero começar a acompanhar. Ótimo, basta clicar no follow.

    twitter


  19. Também dá para achar gente dentre aqueles que estão seguindo um usuário. Agora vou xeretar os seguidores do Marcelo Soares, meu superprofessor:

    twitter


  20. Lá eu encontrei a Juju, minha ex-trainee, e resolvi adicioná-la também.

    twitter


  21. Outra forma --que eu acho mais chata, mas está valendo-- é convidar pessoas a entrar no twitter. Na abinha do Find People você pode procurar pessoas no MSN, no Gmail e de outras formas também.

    twitter


  22. 3. Como os outros vão me seguir?

  23. Conforme vc começa a achar amigos ou gente interessante e a segui-los, vários deles resolvem te seguir também. Além disso, outras pessoas podem ver uma mensagem sua e resolver segui-lo, ou amigos podem te procurar no twitter, como vc fez comigo ali no passo X.


  24. 4. Como escrever e ler mensagens?

  25. Basta ir para sua home:

    twitter


  26. Clicando ali, vc verá as mensagens mandadas pelas pessoas que está seguindo. E também poderá escrever algo (no máximo com 140 caracteres> naquela caixinha que está bem no alto. Ela tem um contador que vai te mostrando quantos toques faltam.
    twitter


  27. Se quiser responder para alguém, clique naquela flexinha com cara de reply que aparece quando vc passa o mouse no canto inferior direito da mensagem.

    twitter


  28. Ai, meu deus, cliquei e nada aconteceu!!! :-) Sim, comigo também foi assim. Não percebi que ele havia habilitado uma caixa de resposta lá em cima (veja na imagem logo aqui embaixo) e fiquei esperando que aparecesse outra janela, uma caixinha, algo assim. Tudo bem. Com o tempo vc se acostuma:

    twitter


  29. Se olhar na imagem aqui embaixo, verá que, quando alguém responde uma mensagem, aparece este @nome, que indica que é uma resposta. Para saber que mensagem levou a uma resposta, como neste exemplo aqui embaixo, clique no trecho que diz "reply to..."

    twitter


  30. Quando clicar ali, vai abrir a mensagem imediatamente anterior, que foi respondida por esta

    twitter


  31. Para ler todas as respostas dadas a mensagens suas, clique na aba @replies, no menu da direita (calma, né? por enquanto, ainda não vai ter nenhuma. Mas escreva pra mim que eu respondo!).

    twitter


  32. Também aqui, se não entender bem por que aquela pessoa está respondendo aquilo, clique no reply to, embaixo, para ver que mensagem gerou aquela

    twitter
    twitter


  33. E se eu mandar uma mensagem para alguém que não está me seguindo, ela consegue ler? Esta é uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando a usar o Twitter. Você está seguindo um grande ídolo e não pára de escrever para ele, mas nunca recebe respostas.
    Bem, na verdade, ele só vai ler o que você escreveu na página principal ("home") dele, se estiver te seguindo.
    Caso contrário, ele pode saber o que andam falando com ele se clicar em @nome, que fica abaixo de "Home":

    twitter

    Por isso, é fundamental que você se refira à pessoa usando seu nome do twitter (seguindo do @). Não adianta escrever, "Oi, Maria!" se ela não te seguir. Tem que escrever "Oi, @maria!" para que ela consiga ler o que você escreveu clicando no @maria que aparece na coluna da direita, como na foto acima.


  34. Outra coisa importante: vamos supor que você me siga e siga a @kikacastro. Se eu escrevo uma mensagem para ela ("Oi, @kikacastro"), você vai ler essa mensagem em sua home.
    Agora, se você me segue, mas NÃO segue a @kikacastro, você NÃO vai ler essa mensagem, a menos que entre no meu perfil.
    Lembrando que se um perfil não é protegido (como o meu), qualquer um pode entrar nele (twitter.com/anaestela) e ler tudo o que escrevi. Mesmo quem nem tem conta no Twitter.


  35. E se eu quiser mandar mensagens privadas?
    Aí você vai mandar uma "direct message" para alguém. Para isso, basta escrever D antes do nome da pessoa para a qual você está mandando a mensagem. Por exemplo: "D @anaestela Tudo bem?".
    Outra forma de fazer isso é acessar o perfil da pessoa e clicar em "message anaestela", que aparece ali na coluna da direita:

    twitter

    Importante: para receber uma "direc message", a outra pessoa também tem que estar te seguindo.


  36. 5. Retwittar é legal

  37. Vc vai perceber que as pessoas repercutem, repetindo, mensagens que vieram de outras. Isso porque cada um tem diferentes seguidores, e os que estão me seguindo podem não ter lido o que alguém que eu sigo escreveu.
    Por exemplo, eu gostei de uma tirada da minha colega Giulliana e resolvi copiá-la para meus seguidores, neste exemplo aqui embaixo, já que muitos deles talvez não sigam a Giu.
    Quando for reencaminhar uma mensagem, faça como eu fiz: escreva "RT:" e coloque em seguida a origem da mensagem, como no exemplo: RT: @giubianconi

    twitter

    Se quiser saber o quanto seus tweet repercutiram naquele dia, uma dica é o Twitter Analyzer.


  38. 6. Uma dica para encurtar links

  39. Você vai precisar dela, porque só cabem 140 toques na sua mensagem e alguns links são enormes de grandes. Veja só o tamanho, por exemplo, do link de um post do meu blog: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-22_2009-02-28.html#2009_02-26_12_29_41-11540919-0 Tem 108 toques!!!
    O jeito é usar vários sites da internet que encurtam links. Eu ultimamente tenho usado o http://is.gd, mas há outros, como o http://tinyurl.com/. O exemplo abaixo é do is.gd. Cole na caixinha o seu link enorme e clique em compress the adress

    twitter


  40. Agora basta colar o link curto que ele gerou, que, quando alguém usar este link curto, ele redireciona direto para a sua página

    twitter

    Nesses encurtadores de link, não dá para saber, só de passar o mouse sobre o link, para onde ele vai te levar. Em tempos de sites maliciosos, é melhor usar o http://longurl.org. Ele te mostra o link original que foi encurtado ali.


Em linhas gerais, é isso. Se sobrarem dúvidas, me escrevam: novoemfolha.folha@uol.com.br

Eu também fiz outro dia um tutorial sobre como usar o Google reader. Se quiser ver, está neste link. Boa sorte, Ana